F100

F100
Nunca desista de um sonho.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

FIM DE ANO

    Chegamos ao final de 2010. Um ano que pode ter sido bom ou ruim dependendo da ótica de cada um, óbvio.Na minha em particular acredito que tenha sido bastante positivo, mesmo que não tenha atingido tudo  que programei e esperei deste ano, muitas coisas boas aconteceram e sinceramente, aprendi que é mais sábio contabilizar as boas coisas, que viver lamentando as ruins.
     Quero neste momento poder desejar a todos que tenhamos em 2011, um ano que nos reserve tudo aquilo que deve ser nosso por merecimento, que possamos ser dignos de bênçãos, de prosperidade, de saúde e paz. Que nossas atitudes nos conduzam por um caminho de crescimento. Crescimento em relação ao próximo e crescimento na nossa relação com Deus.
      Deixando o Papai Noel um pouco de lado, junto com todo o consumismo que foi agregado ao Natal, quero lembrar do nascimento de Jesus, verdadeiro motivo de comemoração nesta data. Desejo que seja seus ensinamentos o grande presente para todos, que sua filosofia seja a energia condutora da ação humana.
       Meus amigos que todos tenham um ótimo Natal com a presença de Jesus em seus lares e um grande ano de 2011, com a presença de Deus em suas vidas.  

                                                                               Paulo Celso   
       

sábado, 27 de novembro de 2010

Enfim a reação.


   Como todos podem ver nos noticiários da TV, nos sites de notícias, em todos os meios de comunicação, o Rio de Janeiro está enfrentando uma verdadeira guerra em suas favelas. De um lado a policia, o exército e a marinha; de outro, a bandidagem organizada e fortemente armada. Em meio a tudo isto está à população acuada, aterrorizada, mas de certa forma, esperançosa que este seja o inicio do estabelecimento da ordem, da lei e da paz naquela região.
    Para nós que moramos a milhares de quilômetros do Rio e que acompanhamos tudo através da mídia, também ficamos esperançosos de que esta ação de coragem de governantes  e autoridades, seja o início de uma reação em cadeia que contagie e mude a forma como a segurança é tratada neste país. Sabemos que por conta de um conjunto de leis, que em suas brechas, por exemplo, permitem que muitos bandidos continuem impunes, que crianças e jovens se tornem instrumentos do tráfico e de outras práticas ilícitas, é que a situação chegou aonde chegou. Claro que para mudar esta situação, que se estabeleceu ao longo das últimas décadas, será necessário um período considerável de tempo, além é claro, de um investimento maciço em treinamento e aparelhamento das policias em todo o país, como também maior participação e investimento do governo federal em segurança.  
     Com certeza esta ação vem atender uma expectativa de toda população brasileira, que é ver bandido sendo tratado como bandido e com toda energia necessária.  Conter e inibir essa contra ordem social, em que o cidadão fica oprimido pelo crime e o bandido aparece como um poder paralelo cada vez mais distante do alcance da justiça é condição essencial para que esse país possa verdadeiramente comemorar seu desenvolvimento. Além do fato de que a juventude em muitos casos, já se deixa levar romanceando a vida do crime, enxergando esta como uma opção de vida, caracterizando claramente uma inversão total de valores.
      Claro que a eminência da realização em nosso país de uma Copa do Mundo de Futebol e dos Jogos Olímpicos, devem ter contribuído muito para esta tomada de decisão, mas não importa, o que queremos de verdade é que este tipo de ação se torne uma realidade em nosso país, que atinja todos os estados, que seja direcionado para todo o tipo de crime e criminoso, que a segurança seja uma realidade para todas as classes sociais, não só para quem pode pagar por ela. Enfim, esperamos que a ordem seja estabelecida e que por conseqüência também a justiça. Vamos aguardar e torcer.

                                                                               Paulo Celso Ortega.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

POIS É, E O ENEM?



       Confesso que não sou um grande admirador do governo do nosso quase ex presidente LULA, mas tenho que admitir que em algumas coisas seu governo acertou, o Enem por exemplo. O Exame Nacional do Ensino Médio caiu nas graças da população, podendo até vir a substituir o tão famigerado vestibular.
         Pois bem, mas como nem tudo é perfeito, a credibilidade deste exame vem caindo a cada ano. Repetindo o que aconteceu em 2009, este ano outro escândalo fez com que o exame fosse cancelado por ordem da Justiça Federal. Mais de 7 mil jovens já entraram na justiça contra o MEC. Que pena.
          Em meio a tudo isso, vi o presidente hoje dando a seguinte declaração: “... se for preciso fazer duas vezes a gente faz, se for preciso fazer três vezes a gente faz...”, isso soa como dizer, se nós errarmos  uma vez, a gente refaz, se errarmos duas vezes a gente refaz..., seria melhor dizer :” Brasileiros e Brasileiras”, desculpem, não vamos errar mais.
          Pois é, e o Enem?
          Só sei dizer a todos que: “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS” se errou tanto num tema tão delicado e tão importante como a educação, como nestes dois últimos anos no Enem.
          
                                                                          Paulo Celso Ortega 
         

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A TODOS QUE PREFEREM UMA SEGUNDA OPINIÃO.



       Olá amigos:
       Tive a iniciativa de criar este Blog, com o objetivo de expressar minhas opiniões sobre as mais diferentes manifestações que envolvem o complexidade  das relações humanas. Acredito que todo cidadão deveria fazer uso das ferramentas que a moderna  tecnologia lhe oferece, a fim de poder expressar suas ideias , exercendo assim sua liberdade de  manifestação, opinião, intervenção e o que mais for possível.
        Obviamente a política, por ser um aspecto das relações humanas  que mais afetam  as pessoas, tanto positiva quanto negativamente, será, acredito, um tema palpitante nas conversas que teremos. Só que a vida não se resume somente a isto, também trataremos de temas mais amenos,divertidos, instrutivos, se possível até recreativos. O que virá, veremos.
         Quero reafirmar o meu desejo de fazer deste Blog, a oportunidade da expressão sem censura, da opinião respaldada na coerência e na responsabilidade, como também no desejo de manifestar-me livremente, livre como quem voa sustentado no espaço pelas asas da liberdade e da democracia.
         Um abraço a todos.
                                                   Paulo Celso Ortega