Confesso a todos que já tinha tomado a decisão de procurar abordar menos temas políticos neste blog, mas depois desta última, não dá para não comentar. Quem já teve o prazer ou desprazer de ler o infeliz informativo municipal, relativo ao primeiro biênio da administração da "MUDANÇA JÁ". Que sandice.
Não que estejam errados em tentar passar para a população a situação atual da administração, o que choca é a infeliz tentativa de fazer parecer que o nada é muito e que o pouco é extraordinário. O pretensioso folheto demonstra uma argumentação vazia apegada a pequenas realizações; e a outras, que embora sejam comemoradas, não passam de ações cotidianas de qualquer administração. Chega a ser patética a tentativa de convencer as pessoas que esta é uma grande administração. Gostaria de rapidamente comentar algumas das ações, que segundo a administração da "MUDANÇA JÁ", se traduzem em grandes conquistas em apenas dois anos.
Asfaltamento em várias ruas da cidade: Até onde posso ver este asfaltamento não foi terminado, pois ainda faltam meio fios e as calçadas tão propagadas. Além de que segundo rumores o projeto deste asfalto deve ser estendido para mais ruas, o que não aconteceu, fica aqui minha provocação aos vereadores , o que é real e o que não é? O prazo para execução a muito se acabou, e dai?
Asfaltamento das ruas de São João: Em primeiro gostaria de saber porque o informativo não informa e sim omite, que esta obra é uma emenda do deputado Riva. Segundo, convido a todos a verificar a qualidade do asfalto que lá foi feito, basta cada um olhar e tirar sua própria conclusão.
Construção de piscina e ampliação do Recanto dos idosos: Mais uma obra realizada com emenda do Deputado Riva, não citar significa omitir novamente.
Aparelhos para o hospital: Não vejo nisso nenhuma realização , haja visto que a manutenção do hospital e de seus equipamentos , são obrigações rotineiras, portanto, estão comemorando o quê?
Contratação de médicos e enfermeiros: Ai parece zombar com o povo, fazer de uma obrigação elementar do serviço de saúde municipal, que é possuir em seu quadro profissionais habilitados, um avanço e comemorar isto como vitória, ai já é passar para si mesmos um atestado de tamanha incompetência, que se exprime por noticiarem a realização do básico. Quero aproveitar para lembrar as pessoas deste município, o grande espaço de tempo que esta administração deixou a população da sede sendo atendida por um único médico. Isso o informativo não citou.
Melhorias no sistema de água: Sinceramente desconheço, deveria o informativo dizer quantos metros de rede , onde foi colocada e o custo, pois na verdade ninguém viu nenhum avanço neste serviço. O que todos viram , foi um aumento substancial no valor das tarifa de água.
Conclusão do ginásio de esportes de Novo Paraná: Esta foi das piores, colocaram uma foto do ginásio todo, mas a conclusão refere-se apenas ao alambrado do ginásio, recurso que ficou empenhado pela administração anterior, com dinheiro em conta para conclusão e que não foi concluído pela mesma porque a empresa responsável pela obra não cumpriu o combinado. Essa foi infame.
Programa luz para todos: O programa já existe a vários anos e é um programa federal, tentar trazer para si os méritos do Luz Para Todos é outra piada.
Ampliação da oferta de vagas na Escola Gustavo Adolfo Wilke: Eis aqui um flagrante de uma administração populista que não pensa a médio prazo. Solucionar o problema das filas era a coisa mais simples, bastava construir uma nova sala e isso a administração anterior já sabia. O que se deve levar em conta numa tomada de decisão como esta são as consequências. A escola sempre atendeu duas turmas de 1º a 4º séries e uma de 5º a 8º, ficando a escola Estadual responsável pela maior parte do atendimento de 5º 8º na sede do município, ampliar o nº de turmas neste segundo seguimento, significa ampliar uma turma a cada ano, construir uma sala a cada ano, comprometer o espaço físico da escola que não existe, gerar o aumento do custo de manutenção da escola sem o retorno financeiro proporcional, além de criar a necessidade de contratação de mais profissionais dificultando o processo de melhoria salarial. Além do fato, de que é obrigação do município priorizar seu atendimento na educação infantil e nas séries iniciais, já o Estado deve priorizar as séries finais e o ensino Médio. Ação populista e administrativamente irresponsável.
Aquisição de ônibus e maquinários junto ao governo do Estado: Fiquei até surpreso por admitirem que foi uma doação do Governo do Estado, achei que ia ser colocado como mais uma conquista. Comemoram aqui uma ação que contemplou todos os municípios do Estado, ficar de fora, seria o cúmulo do absurdo.
Poderia comentar cada item do infeliz folhetim, mas prefiro comentar apenas estes que foram os mais absurdos. Queria aproveitar para sugerir que fosse editado um complemento para o informativo, pois fatos importantes dos dois primeiros anos deixaram de ser citados. Deixo algumas sugestões de pauta para o redator, façam grandes textos, ilustrados por grandes fotos da farta e descriterioza distribuição de cestas básicas, das inúmeras festas realizadas, tudo com dinheiro público em detrimento do atendimento dos serviços básicos à população. Noticiem também o que o site do TCE apresenta como investimento realizado por esta administração nos dois primeiros anos, tenho certeza que todos gostariam muito de saber.
Só para concluir: nobres dirigentes, nem sempre o que nos é sugerido e parece bom, surte o efeito esperado. Este informativo com certeza, já se transformou no maior "TIRO NO PÉ" que uma administração com caracteristicas tão inexpressiva poderia dar. Mas nem tudo está perdido, em uma coisa tenho que concordar, realmente a administração da "MUDANÇA JÁ", está construindo uma nova história, só que a medida em que essa história se constrói o povo é quem a classifica, não adianta tentativas de mudar conceitos junto à população, se estas não se amparam na realidade. Quem realmente classificará esta história que está agora sendo escrita, é o julgamento das pessoas.
Todos são absolutamente livres para formar juízo em relação a estas tentativas de mudar a apresentação dos fatos . Uma ultima coisa, para produzir este DESINFORMATIVO, quer dizer informativo, com tanta qualidade gráfica , bem mais cheio de fotos do que palavras, deve-se ter custado um bom dinheiro, isto, com certeza provoca uma grande contradição entre a fala que prega a austeridade administrativa e ação perdularia do marketing político.
Paulo Celso