F100

F100
Nunca desista de um sonho.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rssultado Corrida Sapezal MT ( semi final)

                        
 
                 Aconteceu no último final de semana na cidade de Sapezal a 7º etapa do Campeonato Regional de Motocross Regional Noroeste, etapa semi final. As margens da prainha municipal em meio a um belo parque florestal, fica uma das melhores pistas de motocross deste Estado. Devido a proximidade com o Estado de Rondônia um grande número de pilotos deste estado participam da prova.
                 Mas uma vês a cidade de Porto dos Gaúchos foi orgulhosamente representada pelo piloto da categoria juvenil, ICARO ORTEGA. O jovem piloto Icaro fez uma boa largada assumindo a primeira posição que manteve até o final da corrida, terminando como primeiro colocado, somando mais 20 pontos na classificação geral da categoria.
                  Icaro é o primeiro colocado na classificação do campeonato e com mais esta vitória , amplia sua vantagem ficando 14 pontos a frente do segundo colocado. Com esta pontuação o piloto poderá chegar até na 5º posição na corrida de Juina em 16/10, final do campeonato, que ainda será o campeão da categoria.
                  Estes resultados são o fruto de muito treino e dedicação, pois como todos sabem, o piloto não possui sequer uma pista para treinos em sua cidade, apenas um traçado em um terreno cedido por um amigo. Com todo este resultado positivo continua tendo que treinar nas cidades vizinhas, em pistas apropriadas.  
                  Parabéns ICARO ORTEGA, vamos buscar o primeiro titulo de motocross para cidade de Porto dos Gaúchos.
                   
                   Paulo Celso.

                                                                                                           

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GREVE??????????????????????????????

                

               Puxando pela memória, alguns meses atrás o site Porto Noticias enaltecia uma reunião da Secretaria Municipal de Educação com os Profissionais e o Sindicato (SINTEP), como um marco histórico educacional em nosso município. Eu neste humilde blogsinho, despretenciosamente, avisava os narcisistas de plantão para possibilidade do "MARCO" transformar-se em um "MICO". Infelizmente para todos isso aconteceu.
               A discussão que se iniciou naquela reunião, apenas motivou os profissionais a se mobilizarem buscando um diálogo com a secretaria objetivando um aumento salarial. Segundo alguns profissionais, particularmente professores, após várias tentativas na busca de uma proposta da SMECD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto), onde os prazos para as respostas não foram respeitados, os profissionais resolveram forçar o diálogo acenando com a possilidade de uma greve.
                Lamentável, pois segundo os professores, o agravante na situação não é só  a defasagem salarial, mas também a falta de atenção que a categoria alega estar recebendo. Creio particularmente que este é um erro grave, pois só agrava ainda mais a questão. Uma coisa é certa, da forma como a folha da educação inchou nestes últimos anos, a maneira como o transporte escolar está acontecendo, contrariando a legislação, pouco investimento no setor  e mais uma série de outros problemas, eu particularmente creio estar difícil dar aumento significativo sem primeiro corrigir muitas coisas.
                 Quando falo sobre aumentar o investimento quero tornar mais claro através de um exemplo. Tudo é uma questão de se eleger o que é prioridade, por exemplo: a educação tem um mínimo de aplicação que é constitucionalmente determinado, 25% da receita, no ano de 2010 o município de Porto aplicou 26%, ou seja, menos de 27%. Se deixarmos de considerar gastos indevidos, corre-se o risco de não chegar ao mínimo. Já a saúde que tem vinculado 15% da receita, aplicou mais de 34%, ou seja, mais que o dobro. É ou não é uma questão de se eleger prioridade, não que a saúde não seja prioridade, a questão é que a educação também é. Vocês podem perguntar será que isto se deu devido a secretária de saúde ser filha da prefeita? Não sei.
                Pois bem, esta é a situação, os professores querem uma resposta e isso tem que vir de quem tem a responsabilidade sobre o assunto. Já vou avisar, nessa altura do campeonato as comparações com a administração passada não colam mais e nem fica bem para quem se coloca como gestor. Além de que, a administração passada nunca precisou passar por tal situação. 
                 A grande conclusão que tiro de tudo isto, como mais uma lição que a vida dá , é que administrar é bem mais difícil do que teorizar. Somente quando as pessoas assumem uma posição é que podemos realmente mensurar sua capacidade. Verdadeiramente espero que esta greve não aconteça, desejo que o diálogo seja reestabelecido e que uma proposta realmente coerente possa surgir para que em consenso   a situação possa ser resolvida.
                  É certo que os profissionais desejam receber um aumento salarial, mas também desejam ser ouvidos e receber mais atenção por parte de seus seus gestores. 

                                                                               Paulo Celso. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

27 e 28 Corrida em Sapezal( Semi final)

            

               Acontecerá nos dias 27 e 28 de Agosto na cidade de Sapezal a 7º etapa do campeonato regional noroeste de Motocross. Agora apenas 2 duas provas separam o piloto Icaro de Porto dos Gaúchos do titulo de campeão da categoria juvenil de Motocross.
               Icaro é o lider da categoria, um bom resultado em Sapezal abrirá uma boa vantagem na pontuação colocando-o como favorito para conquista do titulo em outubro na cidade de Juina. 
               Vamos todos torcer. Desde já agradecemos aos amigos que tem contribuído como patrocinadores, sem estas pessoas seria muito difícil ter chegado até aqui, muito obrigado a todos.

Paulo Celso.

domingo, 21 de agosto de 2011

www.cpidacorrupcao.blogspot.com

                Parlamentares de oposição fazem ato em defesa da CPI da Corrupção (Foto: G1)
               Nunca antes na história desta Nação se viu tantas noticias de corrupção como nos últimos anos. Praticamente a cada semana nos deparamos com uma nova denuncia envolvendo algum Ministério ou algum politico.
                Em face a todas estas denuncias os parlamentares de oposição lançaram em audiência pública, um movimento para buscar apoio para instalação no Congresso de uma CPI mista da corrupção. Para que a CPI seja instalada é necessário a assinatura de 171 Deputados e 27 Senadores. Atualmente a CPI conta com a assinatura de 92 Deputados e 19 Senadores. Para acompanhar a adesão ao movimento foi criado um site, http://www.cpidacorrupcao.blogspot.com/, nele poderemos acompanhar quem são os parlamentares que se propõem a passar a limpo a politica em nosso País.
                Será que os parlamentares de Mato Grosso assinarão? 
                Ao meu ver, todos políticos deveriam mostrar interesse em colocar as claras e buscar pelo menos minimizar esta mazela, este câncer social que é a corrupção. Acredito também que o próprio Governo Dilma deveria mostrar interesse em ver seu governo passado a limpo.
                Vamos contar com o bom senso e independência de nossos parlamentares para fazer com justiça um pente fino na administração deste País.

                                                                                    Paulo Celso
                 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Participação Social.

                                             
            Aconteceu ontem, 16/08, em Porto dos Gaúchos, a CONAPEE (Conferência para Avaliação do Plano Estadual de Educação). A conferência reuniu Profissionais da Educação das redes Municipal , Estadual, Privada e representantes da sociedade afim de avaliar o PEE (Plano Estadual de Educação) nos seus três primeiros anos de execução.
            Bem o que me leva a falar sobre o evento não esta restrito exclusivamente a sua realização, mas me volto mais profundamente para um questionamento bem simples, o quanto a sociedade esta realmente envolvida e preocupada em discutir  as questões que a envolve diretamente?
            Não é raro assistirmos nos noticiários internacionais, manifestações de jovens ou da sociedade em geral, quando decisões politicas contrarias aos anseios populares são tomadas, manifestações que muitas vezes terminam em atos de verdadeiras revoltas populares, ganhando projeção internacional pela intensidade e até pelos confrontos gerados.
            Ao contrário para nós brasileiros, em sua maioria,  o que predomia é um aparente  sentimento conformista que nos permite no máximo, a indignação silenciosa que em nada pode contribuir na superação das mazelas sociais. Um evento como este da Conapee, demonstra numa escala mais restrita a reprodução do que ocorre na sociedade, ou seja, embora o assunto seja da maior relevância, as pessoas não se envolvem ou não se sentem preparadas para  discutir assuntos que futuramente irão afetar de forma direta suas famílias e seus filhos.
             A bem da verdade a própria categoria dos profissionais da Educação, representados por uma minoria, também não demonstra compromisso, uma vez que nem sequer participam de tais eventos. Nesta situação fica até incoerente que cobremos do restante da sociedade o compromisso com a educação.
             Em 2008, estive participando da delegação de Mato Grosso na CONAE Nacional, onde tive a oportunidade de presenciar a organização dos grupos em defesa de seu seguimento na votação das propostas que se tornariam leis. Quero citar como exemplo uma advogada deficiente visual de Londrina PR que defendia o interesse dos portadores de necessidades especiais, ou da mãe de uma criança portadora de Síndrome de Dahl, que também defendia os mesmos interesses, os negros, as instituições privadas, todos lutando por conquistas para seu seguimento.
              Falta muito para caminhar, se este pais após o período de ditadura vem conquistando  avanços, com certeza isso se dá devido á capacidade de organização e de reeinvidicação, aproveitando os espaços políticos que nos são dados para realizarmos nossas pequenas conquistas.
              Não nos esqueçamos que cada geração é diretamente responsável pelas condições a serem geradas para as seguintes, portanto é urgente que nos apresentemos como sujeitos da construção de um mundo melhor para nossos filhos.   

                                                                                     Paulo Celso.     

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Latino Americano de Motocross.

                                   
              Fiquei feliz em saber que um piloto de Mato Grosso, Cezar Zamboni de Juina, foi 4º colocado na cidade de Pimenta Bueno no Estado de  Rondônia, na etapa do Latino Americano de Motocross MX2.
              Cezar Zamboni piloto Juinense, corre patrocinado pela prefeitura de Juina e Master Moto Honda. Muito conhecido na região, Cezar é hoje um dos grandes nomes do motociclismo nacional e a exemplo de outro grande nome do motociclismo de nosso Estado, JOANINHA, também leva o nome de sua cidade Juina, por todo o Brasil.
                Certamente este resultado é fruto de muita dedicação do piloto de sua família e equipe, também da visão dos patrocinadores que souberam enxergar o grande talento do piloto Juinense
                 Parabéns Cezar, tenho certeza que muitas outras conquistas ainda virão.
                 Sucesso.  

                                                                                                                       Paulo Celso
              

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DA PARA ENTENDER?

                     



               Quando do início da atual  administração, procurei tanto o secretário de Educação da época quanto o Vice Prefeito, na busca de conseguir um terreno e a construção de uma pista de motocross em nossa cidade. Em conversação com os mesmos, em momentos diferentes, sugeri o espaço pertencente ao antigo CTC, hoje um espaço destinado para lotes industriais,  para construção da pista.
                O argumento da época, que eu entendi e respeitei pela coerência que tinha, era de que ali se construiria um frigorífico de peixes e o restante se destinaria para doação para implantação de industrias. Mas como ultimamente esta administração nos tem surpreendido de diversas formas, fiquei muito desapontado ao constatar que o espaço para as industrias e o frigorífico de peixes se tornou um grande depósito de entulhos
                 Pois é o mesmo espaço que não pode ser cedido para construção de uma pista para prática de um esporte, pode ser simplesmente transformado num grande deposito de detritos e entulhos. Na minha particular opinião, creio sinceramente que não ceder o referido espaço, usando de argumentos tão relevantes e em seguida transforma-lo em um grande depósito de entulhos, demonstra um total desrespeito  todos que nesta cidade são adeptos ou simpatizantes deste esporte.
                  Nossa cidade tem promovido ações em prol da conservação do meio ambiente , caminhada na natureza, dia da consciência ambiental e outras. Pergunto agora onde esta a consciência ambiental? Agora só resta à vizinhança do mais novo lixão da cidade contar com a sorte, torcendo para que o primeiro lixão da cidade em perímetro urbano não pegue fogo, com tanto entulho ali depositado seria feio de ver.
                   Entendo que não atender um pedido que aparentemente era meu, mas que na verdade representa o desejo de um nº bem maior de pessoas, que era a construção da pista, pode também se justificar como uma retaliação politica, pois como todos sabem não pertenço ao grupo politico da atual administração. Quanto a isto tudo bem, agora o que não dá para aceitar é a falta de visão de transformar aquele espaço que poderia ser utilizado de tantas outras formas em um depósito de entulho, isso realmente é descabido.
                    Fica aqui minha indignação registrada e minha opinião em relação a´total falta de respeito que tem esta administração demonstrado muitas vezes no trato com o bem público. Atitudes como esta caracterizam administrações retrogradas, centralizadoras e desfocadas em relação aos interesses dos diferentes segmentos da sociedade. 
                    Enquanto isso acontece, nosso povo continua colhendo os frutos de uma escolha equivocada que a praticamente 3 anos nos colocou numa rota de colisão direta com a estagnação e em alguns momentos de retrocesso na história de nosso município.

                                                                                         Paulo Celso.