F100

F100
Nunca desista de um sonho.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Novamente as enquetes .

                                                         

           Como comentei em matéria postada em 18/02/11,chamando atenção de todos para as questionáveis enquetes do site Porto noticias, novamente levanto um questionamento: por que enquetes com resultado desfavoráveis a esta administração desaparecem tão rápido, dando lugar a uma outra mais amena e menos comprometedora ? Por quê?
           Para quem ainda não percebeu, se é que existe alguém tão ingênuo, ai está uma forma velada de omitir a informação e mascarar a realidade. Deixar no ar a enquete que favoreça o interesse de quem a promove, retirar rapidamente a que não agrada, não caracteriza realmente manipulação de resultado, mas agride diretamente a informação no tocante a seu acesso, quando espõe o que se deseja e esconde rapidamente o que incomoda.
           Espero  ter esclarecido a quem acha que uma enquete não pode ser manipulada, pregando que  o voto é expontâneo. Concordo que o voto seja expontâneo, mas também entendo que os resultados sejam quais forem, devem dar visibilidade e credibilidade à informação, objeto do questionamento.
           Devo salientar que os resultados nunca poderão confrontar a realidade, nunca poderão nos causar perplexidade ao compará-los à realidade. Partindo do principio da ética, tais enquetes sempre deverão reproduzir o pensamento popular, pois é a população que é questionada, sendo assim, muito cuidado com enquetes, se não quer saber, não pergunte, se perguntar, divulgue e não omita.
                            
                                                                                            Paulo Celso

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

VI Passeio Ecológico de Juara.

                                                          
           Quem me conhece sabe, sou num grande apreciador de esportes motociclisticos, por consequência nas trilhas, motocros e rallys, sempre procuro estar presente, as vezes assistindo, em outras participando e me divertindo muito. No último final de semana, aconteceu no município de Juara o VI passeio ecológico, das seis edições do evento tive a oportunidade de participar das ultimas cinco. 
             Assim como eu mais 349 pessoas aproximadamente, divertiram-se, fizeram amigos e conheceram locais do município nos seus 260 km de percurso, que dificilmente teriam a oportunidade de conhecer de outra maneira. Participaram do avento crianças, jovens e adultos.  Familias inteiras se divertiram.
              Compareceram pessoas de 6 municípios diferentes, inclusive 7 pessoas de Porto dos Gaúchos contando comigo é claro. O evento em si além de injetar dinheiro na economia  local, serve de vitrine para o município, divulgando a cidade para o resto do estado.
               Quero aqui parabenizar todos os organizadores do evento e principalmente os governantes de Juara (Alcir, Roberto e Maurinho), que como pessoas de visão que são, percebem que não é só o futebol que deve ter apoio, mas, as mais diferentes modalidades esportivas, pois só assim realmente se faz esporte democraticamente.
                Parabéns!
                                                                  Paulo Celso
                    

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Enquetes do Portonoticias, crer ou não crer? Eis a a questão.

                                                
     Agora é sexta feira, 18/02/2011, 20:15. Olhando o site Porto noticias deparei me com mais uma enquete, desta vêz o internauta é indagado sobre a atual administração, se é igual a anterior, melhor que a anterior ou se é pior que a anterior. Bem, vejamos, neste exato momento, o resultado que a pesquisa apresenta é o seguinte: igual a anterior 3%, melhor que a anterior 21% e pior que a anterior 73%.
     Resolvi falar sobre esta enquete, pois a exemplo de enquetes anteriores, em que os dados desfavoreciam a atual administração, numa diferença significativa, de um momento para outro  os resultados se inverteram revelando um fenômeno estatístico (leia-se descarado) surpreendente. E assim, logo que os números se apresentam favoráveis a atual gestora, a enquete é encerrada e trocada. Também acredito ser relevante comentar, que   outras enquetes, onde os resultados  desfavoreciam a equipe gestora, subtamente foram retiradas. Estas não são constatações apenas minhas, muitas pessoas comentam estas "enquetes" e seus resultados absolutamente questionáveis.
     Vamos esperar até que esta se finalize, torcendo é claro para que prevaleça a lisura no processo. Como já comentei em matéria anterior, devemos acompanhar estas enquetes e as notícias com uma leitura muito crítica, uma vêz que não é segredo para ninguém que existem interesses sendo defendidos e que a imparcialidade a muito foi perdida.
      Não é difícil para cada um de nós realizarmos nossas pequenas enquetes, basta perguntarmos a nossos amigos, vizinhos e parentes, sobre o que estão achando da atual administração. Eu já fiz a minha,  sei perfeitamente qual deveria ser o resultado real de qualquer enquete, questionando a aprovação da administração da "Mudança Já". Posso garantir uma coisa, os resultados não são nada animadores para nossa atual administração.
                 
                                                                         Paulo Celso

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Há coerência entre o discurso e a prática?

                                                    SAIA JUSTA         
                                                                 
    Fazendo minha leitura diária dos sites locais e regionais, deparei me com uma declaração do delegado regional do SINTEP, Sr. Isac. O mesmo em sua nota, falava da possibilidade de que as aulas na rede Estadual de Ensino não começassem no dia 14/02, conforme o calendário determina e que, dependendo de alguns entendimentos, uma greve poderá ser deflagrada antes do início das aulas. Esta greve se daria em virtude, segundo Isac, " pelo não pagamento por parte do Estado  do Piso Salarial Nacional (R$ 1.500,00), não ter dado uma recomposição salarial em Setembro de 2010 e outros".
     Na mesma nota, o líder sindical  declara que nenhuma prefeitura do Vale do Arinos cumpre a lei. Na verdade este foi o ponto que me fez refletir. Como muita gente sabe, fui secretário municipal de educação por doze anos em Porto Dos Gaúchos e como poucos, sei o que é ser cobrado por melhores salários,  diga-se de passagem, cobrança legitima, pois sabemos o quanto os Profissionais da Educação são desvalorizados no contexto das profissões em nosso país. Também reconheço o grande papel que o Sintep desempenhou e desempenha neste Estado, tanto é que sou um dos sindicalizados mais antigos de Porto Dos Gaúchos.
       Mas sem mais delongas, vou ao cerne da questão. Durante meus doze anos na pasta da Educação, tive como críticos ferrenhos alguns membros do Sintep local que discursavam frequentemente pelas salas de professores, geralmente atribuíndo a mim, grande incompetência e uma enorme falta de vontade de melhorar as condições salariais. Segundo estes, nós da administração anterior, não fazíamos porque não queríamos, pois diziam: "dinheiro tem".
       Pois bem, um dos maiores críticos já teve sua oportunidade, assumiu a secretaria municipal de educação nos dois primeiros anos, o professor Paulo Badalo. Vestido da camisa da mudança já com gestão participativa, permaneceu na pasta por dois longos anos, nada acrescentou na minha opinião, muito pelo contrario. No inicio de 2011 deixou  discretamente a secretaria, passando-a  de forma menos democrática ainda do que quando entrou   para seu genro,   professor, vereador, petista, sindicalista, Audiere. Parece até monarquia, tudo  na família Real.
        Plagiando nosso EX, nunca antes na história deste município, a educação teve um representante tão revestido de discurso e de promessas de campanha, sempre direcionadas à mudança e ao desmerecimento de seus antecessores. Tudo que era dito nas conversas informais, nos discursos políticos   de campanha e na fala do sindicalista, agora em tese poderá ser colocada em prática. Este é o momento do confronto final, entre a teoria e a prática, entre o sindicalista e o gestor, entre a vidraça e a pedra, entre quem fala e quem faz, entre quem menospreza o trabalho alheio e quem trabalha.
        Todos os profissionais da Educação da rede municipal estão ansiosos, ávidos por receberem igual ao Estado, por melhores condições de trabalho e por tudo que foi dito e prometido. O que o nosso novo secretario não pode esquecer é que sua responsabilidade é muito grande, pois a primeira tentativa da administração já fracassou. Agora a bola esta na mão do professor, vereador, sindicalista e petista, não nos decepcione. Devo até confessar, eu também  coloco minhas esperanças, pois apesar de tudo, um dia fui seu professor e acredito que com alguma coisa boa pude contribuir.
           Sucesso! Mas não se esqueça, o tempo ensina e a  coerência cobra.

                                                                             Paulo Celso