O nosso querido município nessa gestão, consegue mais um feito até então inédito. Somos hoje, meus queridos jovens e apreciadores do esporte, a única cidade do Vale do Arinos que não possui uma pista de motocross. Pude constatar na data de hoje que Tabaporã, a pedido dos pilotos está recuperando uma pista já existente e já anuncia que está procurando um terreno para construção de um circuito definitivo.
O secretário de esportes coloca sua preocupação com a construção da pista pois tem na cidade um piloto mirim, que eu conheço, um menino talentoso. Procurada pelo pai do piloto e por outros pilotos da cidade, prontamente a prefeitura colocou seu maquinário à disposição para atendê-los. (ver matéria site Porto Noticias)
Gestores diferentes, diferentes visões.
No inicio da administração da "Mudança Já", tentando a mesma coisa, primeiramente um amigo vereador ,Hélio Rezer, fez uma indicação para ser dada manutenção na pista, não foi atendido e logo a pista foi desativada pela nova administração da Acriporto. Em seguida procurei por algumas vezes a administração para tratar do mesmo assunto, primeiro fui procurar a prefeita ela estava viajando, falei com o meu amigo e vice prefeito, que ficou de verificar um terreno para construção de uma pista, também não foi possível e nenhum outro encaminhamento foi dado.
Antes disto, já havia procurado o primeiro secretário de Educação e Esportes , fui juntamente com um dirigente da Federação Matrogrossense de Motocros, que procurou o secretário para tentar a realização de uma corrida em Porto. Pensei, com a realização de uma prova necessariamente teria que haver uma pista, ou se recuperaria a antiga ou se faria uma nova, lembrando que o então seretário, faz parte ou fazia na época, da diretoria da Acriporto. È bom colocar isto, pois tem pessoas da Diretoria que falam que ninguém procurou a Acriporto para falar sobre a pista. Resumindo , tanto o representante da Federação quanto eu, estamos até hoje esperando a simples resposta que não veio até o momento, o secretário foi , mas a resposta não veio.
Por último, consegui um terreno aqui em Porto, cedido por um amigo de Juara. Neste, pretendiamos, bem mais humildemente, construir um traçado sem rampas apenas para treinar curvas e velocidade. Novamente meu amigo vereador procurou a secretária de viação e obras, o responsável se prontificou a fazer, estou aguardando. Procurei também o atual secretário pedi também o traçado, ficou de ver, mas já se passou mais de um mês. A única pessoa que ajudou de fato, foi um tratorista da Prefeitura que trabalhava na proximidade e por nossa amizade talvez, passou a grade aradora identificando o futuro traçado.
Caros amigos esta é a saga do esporte motocross nestes últimos dois anos e meio em Porto. Enquanto Novo Horizonte vai realizar sua segunda prova e mantém uma pista sem ter piloto, enquanto o maquinário da prefeitura de Juara mantém a pista de lá e enquanmtoTabaporã constroi a sua pista, a "Mudança Já" dispensa este tratamento a dois jovens pilotos da cidade, que são Federados na Federação Matogrossense de Motocross e confederados na Confederação Brasileira de Motociclismo. Os pilotos de Porto continuam dependendo de ir aos municípios vizinhos para simplesmente poder treinar, é claro que nesta situação não treinam o suficiente, tendo seu desempenho prejudicado.
Mas é assim, voltamos a viver um momento que vemos as coisas acontecerem nos municípios vizinhos e ficamos sem entender por que no Porto não acontecem. No caso especifico do motocross , da pista ou do simples traçado, desconfio porque não acontecem. Para encerrar meu texto deixo umas questões no ar. Será que o motivo de não fazer esta ligado à minha pessoa? Será que este esporte não acontece devido ser eu a reivindicar? Será porque sou oposição? Será que é porque coordenei a campanha do adversário da atual Gestora?
Ou será , que o que falta é competência mesmo?
Paulo Celso.