F100

F100
Nunca desista de um sonho.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

INVERSÃO

                  Esta ilustração serve para nos fazer refletir sobre a inversão de responsabilidades que existe hoje na Educação e nos remete para uma discussão que é  a atual desvalorização do magistério. Claro que não se pode generalizar, mas tenho certeza que muitas pessoas que atuam na Educação, se viram muitas vezes  nesta situação.
                  Se você colega de profissão, leitor deste blog, se sentiu identificada na figura da professora do 2º quadro, não desanime, pois são os ossos do nosso ofício.
                   O quadro acima satiriza apenas uma das facetas do que podemos chamar de uma desvalorização que historicamente vem se construindo sobre os profissionais da Educação.                
                   Acredito sinceramente que a sociedade como um todo já percebeu a necessidade da valorização e do resgate destes profissionais e da própria Educação.  A ela se vincula o interesse nacional pelo desenvolvimento, que só uma boa Educação pode assegurar. Cabe a todos nós o papel de defender e promover esta ideia para toda sociedade.
                   Este tema é muito complexo, para discuti-lo nos seus diferentes aspectos, seria necessário muitas matérias. Apenas quis socializar a figura e provocar as possíveis reflexões sobre esta questão que não pode deixar de ser discutida.  
                   Portanto colegas, não vamos desanimar, dias melhores ainda virão.

                                                                                       Paulo Celso.
                     
                  
                     

quarta-feira, 27 de julho de 2011

1º CAMINHADA NA NATUREZA DE PORTO DOS GAÚCHOS

                                
               Existem ações que realmente merecem reconhecimento. A primeira caminhada na natureza em Porto é uma delas. Um evento simples, mas com muita qualidade, com condições e organização para reunir um nº significativo de pessoas, numa manhã muito agradável.
                Eventos desta natureza com certeza, proporcionam à população uma opção saudável de lazer e interação com a comunidade e a natureza, sem onerar muito os cofres públicos mas com muita aceitação da população. Um dos pontos fortes do evento, foi o  café colonial da professora Ingrid, que segundo os participantes estava espetacular.
                 Já manifestei em matéria anterior, que a soma de pequenas ações com qualidade e que atendam a diferentes gostos de nossa população é que pode resultar num ganho real de qualidade de vida para nosso povo.  Infelizmente não pude estar presente nesta caminhada, pois estava fora da cidade neste final de semana, apenas pude acompanhar pelas notícias, mas na próxima estarei lá.  
                 Parabéns a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Mário e sua equipe, pelo belo trabalho realizado.

                                                                          Paulo Celso

terça-feira, 26 de julho de 2011

TV PORTO CANAL 13

              
                                     
                Muito legal, hoje pude assistir no aconchego de meu lar, o noticiário local da TV PORTO canal 13, emissora que transmite a programação da Rede Record de televisão. Confesso que não imaginava que poderíamos ter tão cedo um canal de TV em nossa cidade. Sinal de progresso? Não sei. Sei apenas que fiquei muito satisfeito em ver nossa cidade no noticiário local.
                Desejo verdadeiramente muito sucesso ao grupo que empreendeu este projeto. Espero que este canal de televisão prospere junto com nossa cidade e com nosso povo, tornando-se de forma independente e democrática, um veiculo de comunicação à serviço da sociedade de Porto dos Gaúchos.
                 Assim sendo, bem vinda TV PORTO CANAL 13.

                                                                                     Paulo Celso.
                  
                  

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Queimada Urbana, não da para aceitar.

                                  

               Todo morador da região Norte de Mato Grosso, percebe nitidamente durante o ano duas estações distintas no clima da região, um período chuvoso denominado popularmente de "tempo das águas" e outro muito seco, como agora, denominado de "tempo da seca".
                Para mim particularmente, o período "da seca" , me incomoda. A falta de umidade no ar, a poeira, que mesmo dentro de nossa cidade é muito forte, a aparência da vegetação esturricada pelo calor, além é claro, das inevitáveis doenças respiratórias associadas a este período, dão a esta etapa do ano caracteristicas em minha opinião, desagradáveis.
                 Não bastando as caracteristicas próprias da estação, existem alguns  comportamentos que pioram nosso clima neste período. Infelizmente ainda hoje, apesar  dos órgãos competentes realizarem suas campanhas de concientização e de punições previstas para tais ações, ainda existem pessoas que praticam a queima de lixo e folhas nos quintais ou em frente as casas, tornando insuportável respirar a fumaça produzida.
                 Sei que esta prática diminuiu muito, mas infelizmente ainda existe, deixando  nossas tardes menos agradáveis para os passeios e caminhadas e nossas noites de descanso prejudicadas. Vamos esperar que o bom censo possa prevalecer e que no futuro este ato de queimar folhas e lixo deixe de acontecer.
                Assim como eu, muitos repudiam  esta prática. Vamos combater esta situação. Vivemos em comunidade e como tal certas regras de convivência devem ser respeitadas afim de assegurar o bem estar de todos.  Vamos todos colaborar!
                     
                                                                   Paulo Celso   
                       

sexta-feira, 15 de julho de 2011

TERITÓRIO AMEAÇADO!

                             
                Meus amigos agora é oficial. Fiquei preocupado quando li a notícia, que um vereador da cidade vizinha de Ipiranga do Norte, protocolou um abaixo assinado na Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades (CRTMC), apresentando aproximadamente 300 assinaturas de moradores e de proprietários rurais da região de Porto que divisa com Ipiranga, solicitando o desmembramento de parte de nosso território para que seja anexado ao município de Ipiranga do Norte.
                Segundo o vereador, tal pedido se baseia no descontentamento daquelas pessoas em relação ao tratamento dos serviços públicos essenciais como saúde , educação e social, como também do distanciamento daquela região da sede de Porto dos Gaúchos.
                 Pois bem, diante de tal quadro chamo a atenção da administração local para necessária tomada de posição em relação a tal fato. Como todos sabem a região que Ipiranga do Norte deseja anexar, representa uma parcela expressiva da produção agrícola e pecuária de nosso município, portanto perde-la pode  deflagrar  um impacto significativo e negativo na arrecadação de Porto. 
                  Espero que tal fato não venha a se concretizar, pois sabemos  também que Itanhangá, outro vizinho ambicioso, pretende abocanhar outra parte de nosso espaço territorial. Se nada for feito corremos o risco de após esperar tanto pelo desenvolvimento da região e quando isto de fato começa a acontecer, somos surpreendidos por ações de outros municípios que podem neutralizar nosso crescimento, retirando uma das principais caracteristicas que temos, que é  nosso amplo espaço territorial,  muito propício ao desenvolvimento da agricultura.
                    Senhora Prefeita, a situação esta posta. Urge a necessidade de uma ação efetiva no sentido de coibir estes movimentos e garantir nossa integridade territorial. Não podemos  permitir que a ambição de nossos vizinhos venha a comprometer nosso território, historicamente constituído, nem mesmo permitir que tais ações comprometam nosso desenvolvimento.
                  
                                                
                                                                                                   Paulo Celso. 

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ponto Facultativo.

                          
               Nesta segunda feira, muitas foram as reclamações , principalmente por parte de  pessoas do interior, demonstrando sua insatisfação com o inexplicável ponto facultativo, que parou o atendimento do serviço público municipal.
                Como explicar este "feriado"? Vários nomes poderiam ser atribuídos: Ponto Facultativo do Pós Festa  e outros que sua criatividade puder criar, menos um que justifique paralisar todo atendimento do serviço municipal.
                Realmente em nossa cidade encontrar os serviços de atendimento ao público fechados, já se tornou comum, hora por realização de cursos, hora por emendão ou hora sem motivo como foi o de segunda feira. Existe sem duvida uma banalização do uso do ponto facultativo, chegando ao ponto de causar indignação na população.
                 Pensem bem e apelem pela razão, o que tem a ver fechar os postos de saúde tanto da sede quanto do interior, a prefeitura com todo seu atendimento, motivado apenas pela realização da festa da Expoporto no final de semana? E os profissionais da Educação, o que pensam de ver todo funcionalismo da prefeitura parado, enquanto eles tem que cumprir fielmente seu compromisso com os alunos e a comunidade.
                  Feriado, ponto facultativo é bom, mas o bom censo é melhor. O atendimento ao público é uma prioridade, pois todo cidadão já pagou previamente através de seus impostos pelos serviços que tem direito. Paralisar estes serviços sem uma motivação justa e coerente é um desrespeito ao contribuinte.
                   Sei que o funcionalismo não tem culpa das decisões equivocadas tomadas pela administração, sei que muitos não concordaram com isto, mas apenas cumprem as decisões de seus superiores, portanto acho injusto quando algumas pessoas os culpam pela situação, principalmente as pessoas que precisaram dos serviços e não foram atendidas. Na verdade a responsabilidade é exclusiva de quem comanda, estes sim são os verdadeiros responsáveis.
                    Particularmente acredito que após a repercussão negativa que teve este "PONTO FACULTATIVO", a administração será mais criteriosa antes de decreta-los novamente.

                                                                                       Paulo Celso

segunda-feira, 11 de julho de 2011

11º EXPOPORTO.

                                           
                                                                                                                                   
                  Chegou ao final na noite de ontem a 11º Expoporto, como acontece a alguns anos estive presente nas três noites da festa. Percebi este ano que algumas novidades fizeram o diferencial desta edição. A abertura com a coreografia dos cavalos foi uma coisa nova e interessante, mas com certeza o grande diferêncial deste ano, ficou por conta da apresentação do grande Gilmar Flores, o "JOANINHA".
               Durante toda a semana o que mais se comentava e se esperava era a apresentação do maior piloto de FREE STALY do Brasil. Como esperado, sua apresentação foi o que mais empolgou o público que vibrava e se surpreendia a cada manobra. A performance de Joaninha  vem evoluindo e seu show melhora a cada ano, principalmente agora com a brilhante participação do Zoinho e do Roberto Fire Bol.
                Um momento do show  muito gratificante para mim, foi quando o locutor do show Jacks Fernandes homenageou o piloto Icaro, dando a ele os parabéns por ser o lider do campeonato regional de motocross da Regional Noroeste. Só falta agora o reconhecimento e a atenção de nossos dirigentes municipais para este esporte e para os pilotos locais.
                 Achei importante que a festa abriu espaço pra um seguimento diferente do rodeio e do laço ( o motocross Free Estaly), creio sinceramente que todos devem ter seu espaço. O rodeio e o laço tem fundamental importância no seguimento das festas agropecuárias, mas como atração, é inegável que o motocross, seja com o grande Joaninha ou  numa prova de motocross na pista, sempre proporciona um grande espetáculo, acrescido  de um grande público.
                 Parabéns aos organizadores da 11º Expoporto pela grande festa.É importante que a festa nunca perca esta caracteristica que felizmente todos os presidentes da Acriporto até agora sempre tiveram, que é a de inovar, buscando sempre melhorar a cada ano.
                                                      
                                                                                    Paulo Celso.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

3.000 acessos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

                               
                Volto a agradecer o crescente número de acessos que este Blog vem obtendo desde seu lançamento. Acredito que as pessoas demonstram acreditar na necessidade da exposição de diferentes pontos de vista, como também na discussão de fatos por numa ótica crítica, muitas vezes divergente do ponto de vista de um ou outro meio de comunicação local. 
                Mas isso não vem ao caso neste momento. O que realmente me interessa é agradecer a todos que tem lido minhas postagens, feito seus comentários no Blog, ou em conversas particulares.
               O que mantém meu interesse em continuar escrevendo é essa interação com os leitores e saber que existem pessoas que apreciam uma segunda opinião.
               Novamente obrigado. 
                  
                                                           Paulo Celso
               
                 

Motocross de Juruena.

                             

                Neste final de semana estivemos na cidade de Juruena participando da 4º Etapa do Campeonato Regional de Motocross da Regional Noroeste.
                Tirando a distância, aproximadamente 400 KM, com 105 km de muita terra e pedra, a cidade de Juruena é muito agradável com uma pista muito rápida, mas muito boa de andar.
                 Nosso piloto Icaro, obteve o segundo (2º) lugar na prova, ficando atrás do piloto da casa Mateus. Com esta posição Icaro abriu dois pontos na frente do segundo colocado na classificação geral. Icaro continua líder da categoria com 74 pontos contra 61 do segundo colocado, Carlos de Tabaporã.
                  Restam ainda três provas para o término do campeonato, Sapezal, Juara e Juina, sendo que a próxima prova será na cidade de Sapezal. 
                   O piloto Icaro não tem patrocinadores fixos, conta apenas com o apoio de amigos que o patrocinam a cada etapa. Os patrocinadores desta etapa foram os amigos: Nolar ( Auto Posto Estradão), Fábio (Supermercado São José) e Dionizio.    
                    A estes colaboradores agradecemos imensamente. Quem quiser e puder colaborar com patrocínios para as próximas etapas será muito bem recebido , pois como todos sabem o motocross é um esporte caro e como muitos outros depende de patrocinadores para custear pelo menos parte das despesas. Sendo assim, estamos a procura de patrocinadores. Os valores não são grandes, pois pretendemos dividir em vários colaboradores. 
                     A cada corrida Icaro esta mais próximo de trazer para Porto dos Gaúchos o primeiro titulo de campeão de motocross da história, vamos continuar torcendo para que tudo de certo.

                                                                                                                     Paulo Celso

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Porto dos Gaúchos no noticiario nacional.

               

               Mais uma vez Porto dos Gaúchos se torna destaque nacional, ocupando parte de prestigiado programa de televisão em horário nobre no domingo (Domingo Espetacular na Rede Record). Pena que as notícias que chamam a atenção da midia nacional para nossa pequena cidade, sempre apresentam um carater não muito positivo.
                Da primeira vez fomos motivo de destaque, pois somos detentores do titulo da cidade  que sofreu o maior terremoto registrado em território nacional, poderiamos até pleitear o titulo de "CAPITAL DO TERREMOTO", claro, só estou brincando. Nossa cidade tem coisas muito melhores para ser reconhecida  
                Agora somos todos pegos de surpresa pela noticia que Porto dos Gaúchos fazia parte da rota de um grande esquema internacional de drogas. Quem poderia imaginar que em nossa pequena e pacata cidade, poderia se encontrar um ponto de apoio para o crime organizado dando suporte a  um esquema de grande proporção, como este revelado em rede nacional pela Rede Record neste domingo.
                 O mais impressionante é que estas atividades eram desenvolvidas sem que levantassem a menor suspeita nos moradores, os envolvidos estavam perfeitamente integrados à vida da cidade. Tal situação causa uma certa perplexidade, estamos acostumados a ver na midia a figura de traficantes sempre associada á imagem de bandidos armados nos morros ou pessoas truculentas verdadeiros marginais, nunca pessoas que podemos encontrar a cada momento em um mercado por exemplo.
                  Isso vem a reforçar uma tese que eu particularmente defendo, ninguém conhece ninguém, nem mesmo é capaz de avaliar o que existe de fato por trás das aparências.

                                                                                    Paulo Celso.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

MOTOCROSS EM JURUENA.

                    

           Neste final de semana, 02 e 03/06, acontecerá na cidade de Juruena a 5º etapa do Campeonato Regional Noroeste de Motocross.
           Mais uma vês, Porto dos Gaúchos estará presente representado pelo piloto Icaro Ortega . Atualmente, Icaro é o lider do campeonato na categoria Mirim com 57 pontos.
            Vamos todos torcer pelo piloto para que venha a obter um bom resultado nesta prova,  aproximando-o ainda mais do titulo de campeão da categoria. 
             Sucesso Icaro.
         
                                                                    Paulo Celso