Na condição de cidadão, reservo-me o direito de formar conceito em relação a maneira como meu País, meu Estado e meu Município estão sendo administrados, de como meus interesses, enquanto cidadão estão sendo respeitados ou ignorados. É pressuposto para qualquer administração submeter-se à avaliação da população a quem serve. Todo gestor é um servidor público, portanto, deve necessariamente ter a consciência que constantemente está sendo avaliado. Creio fielmente, que a prática da observação, avaliação e intervenção, constituem-se em um legitimo exercício de cidadania.
Quero, como sempre enfatizo, me utilizar deste blog para expressar mais uma de minhas opiniões, a de que o cidadão deve tomar uma posição mais questionadora em relação aos fatos e aos acontecimentos que lhe afetam de um modo ou de outro. Chamo a atenção para a politica. É preciso que as pessoas se interessem mais por este tema , se envolvam, participem e o conheçam melhor. Não falo aqui somente da politica partidária em época de campanha, mas do cotidiano politico de sua Cidade, Estado e País. Temos que buscar saber e conhecer quem são nossos representantes e quais são as ideias que estes defendem.
Muitas vezes quando uma pessoa é indagada sobre politica responde: "tenho nojo, não dependo de politica portanto não quero nem saber, politico é tudo igual" e outras frases. Pena, pois é justamente ao contrário, dependemos o tempo todo e em tudo da politica e consequentemente dos políticos. Até mesmo os maiores empresários deste país dependem da politica econômica que nossos governantes desenvolvem, que dizer então, de nós pobres assalariados. Lembro ainda que esta alienação politica e a desinformação, contribuem diretamente para que políticos totalmente despreparados e outros totalmente descompromissados cheguem ao poder.
Portanto peço a todos, vamos acompanhar mais nos inteirando deste tema tão importante. E novamente chamo a atenção, é necessário que avaliemos criteriosamente aqueles que elegemos, não podemos pecar pela desinformação , ou nos enganar pelo marketing politico e nem permitir que o poder económico decida quem se elege e quem não.
Tivemos eleições Federais e Estaduais ano passado, proponho a partir de agora acompanharmos aqueles que se elegeram, nossa Presidenta, nossos Senadores, nossos Deputados Federais e nossos dois Deputados Estaduais da Região. Somente tendo este cuidado saberemos avaliar quem merecerá novamente nosso voto. É claro que a administração municipal deve também passar pela mesma avaliação. O que para nós é bem mais fácil pela proximidade e pelos efeitos que nos causam mais diretamente. Dois anos já se passaram, já temos informações suficientes para formar conceito, convido a todos para pararem e dedicarem parte do seu tempo para esta avaliação. É preciso que conheçamos bem a administração e suas ações, pois com certeza, este mesmo grupo pleiteará novamente a prefeitura e somente uma avaliação séria poderá nos garantir se merecerão ou não novamente um mandato.
Bem ,espero que neste, que considero um pequeno bate papo, possamos todos entender, que de forma indireta escolhemos nossos destinos quando votamos em alguém, portanto cabe a cada um acompanhar, conhecer e avaliar em quem já votamos e também naqueles que se propõem a serem votados. Somente assumindo que, essencialmente, somos seres políticos e na relação com o outro, construimos e reconstruímos nossos ideais, poderemos ser verdadeiros sujeitos de nossa história individual e coletiva.
Paulo Celso
Nenhum comentário:
Postar um comentário