F100

F100
Nunca desista de um sonho.

domingo, 20 de março de 2011

Marco Histórico. Será?

                                         

               Lendo uma matéria sobre uma reunião que a Secretaria Municipal de Educação promoveu, tratando da questão salarial dos Profissionais da Educação, onde o Secretário se auto elogia dizendo ser esta um marco histórico para educação no município, senti a necessidade de manifestar-me.
               Em primeiro lugar não fala de história quem não a conhece. É preciso que certas pessoas entendam que administrar democraticamente pode ser feito adotando-se metodologias diferentes. Dois pontos creio ser preciso trazer à memória, primeiro: em se tratando de participação do sindicato nas tomadas de decisões em nosso município, cito quando da elaboração do plano de carreira dos profissionais da educação,  tendo a assessoria do Sintep, aqui representado pelo senhor Júlio Viana, a convite do secretário da época, eu. Segunda: quanto à participação dos profissionais da educação na discussão salarial que na administração anterior a metodologia era a seguinte, convidar os profissionais a escolherem seus representantes, formando uma comissão, que junto com a secretária de educação , finanças e administração faziam o estudo das possibilidades reais de aumento para os profissionais. Portanto diferente metodologia, mas totalmente democrática na sua representatividade, diferente do que aconteceu neste intitulado "momento histórico" em que o valor do reajuste salarial já foi apresentado, imposto, e a discussão ficou para depois, maio.
               Na matéria se falou que a dez anos os profissionais vem perdendo na questão salarial, quero aqui lembrar, que tanto o atual secretário como outros palestrantes da reunião, já fazem parte da sub-sede do Sintep em Porto Dos Gaúchos, acredito a um período muito próximo de dez anos, então se a situação era tão ruim na administração anterior e nos dois primeiros anos desta, por que não tiveram a competência , a exemplo do que aconteceu em Juara, Sinop e outros municípios do Estado, de mobilizarem a categoria , reinvindicando e buscando uma situação mais favorável, se assim acreditavam ser possível              
                Um recado quero mandar, quem quer crescer, que busque seus próprios  méritos, não queiram crescer depreciando o trabalho de ninguém, aliás, uma caracteristica muito forte da atual administração, é sempre referir-se à administração anterior. Isso parece muito com quem não tem segurança no que faz e precisa  buscar sua aprovação na comparação com o outro, só não entendem que isso passa a idéia que reconhecem as  qualidades de seus antecessores, demonstrando  ter como principal objetivo supera-las.
               Bem, mas como não sou psicólogo para analisar a vaidade , a presunção e o preciosismo de ninguém,  quero dizer que para criar um marco histórico é preciso primeiro conhecer a história a que se refere, se não corre o risco de criar ao invés de um "MARCO", criar um "MICO".
               Pé no chão. Menos, menos,... 
                                                                                    Paulo Celso.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário