É simplesmente aterradora a situação da saúde pública em nosso País. Fico perplexo e indignado com a sequência de noticias que diariamente estão no noticiário escrachando a precariedade do sistema público da saúde. A coisa tomou uma proporção tão grande e tão comum, que muitas vezes assistimos as noticias sem nem sequer parar para refletir sobre o tratamento desumano que passam as pessoas menos favorecidas neste país quando adoecem.
Nunca imaginei em minha vida que poderia ver na TV em rede nacional, uma pessoa morrendo no banco traseiro de um carro por que não havia uma maca para leva-lá para dentro do hospital. Além destas, muitas outras crueldades acontecem cotidianamente sem que nossas autoridades maiores se sensibilizem e tomem realmente uma providência em relação a tudo isto. Felizmente está não é a situação dos pequenos municípios, como o nosso, mas assim que necessitamos de tratamento especializado nos grandes centros através do SUS, estaremos sujeitos às mesmas condições.
Quando vejo os governantes se mobilizando para organizar a copa do mundo, me sinto envergonhado de ser Brasileiro, de saber que bilhões de reais serão gastos para organizar a copa enquanto milhares de pessoas morrem vitimas de um sistema de saúde perverso. Não sou hipócrita em achar que nosso país não mereça sediar a copa, mas acredito que em primeiro lugar vem nosso povo , nossa gente, nossos irmãos. Não faço essa crítica aos funcionários da saúde do SUS, pois entendo que estas pessoas também são vitimas da situação e como tal também sofrem suas consequências.
Moramos num pais que possui uma das maiores cargas tributárias do planeta, no entanto temos os piores serviços públicos. Muitas vezes nos vemos obrigados a pagar duas vezes pelos serviços essenciais, primeiro pagamos altos impostos, depois pagamos planos de saúde, escola particular, seguros para a falta de segurança que é outra questão séria, e agora por ultimo, no Mato Grosso até mesmo estradas são construídas com parte do recurso vinda da iniciativa privada. Onde isso irá parar?
O que mais me deixa indignado, é ver nossos grandes governantes responsáveis por proporcionar à nossa população um sistema de saúde competente e humanizado, quando candidatos colocam a saúde como prioridade, ficam até oito anos no governo e quando saem e ficam doentes, como é o caso do ex-presidente LULA, da atual presidenta DILMA ou FHC, para não deixar ninguém de fora, procuram os melhores hospitais do pais, como o Albert Einstein, pois não tem coragem de usufruir do sistema de saúde que tiveram a responsabilidade e alguns ainda tem, de tornar eficiente para nosso povo. A exemplo do que propõem o Senador Cristovam Buarque, que deseja resolver os problemas da Educação obrigando a todos os políticos através de lei a matricularem seus filhos em Escolas Públicas, talvez outra lei devesse obrigar a todos os políticos usarem obrigatoriamente o SUS. Tenho certeza que melhorava.
Pobre do povo que tem como governantes quem valoriza mais um estádio do que um hospital. Triste também do povo que perdeu a capacidade de se indignar em meio a tudo isto. Um pais só poderá ser realmente desenvolvido se sua população estiver atendida em suas necessidades básicas essenciais e a saúde na minha opinião é a principal delas. Senti a necessidade de escrever está matéria pois não consigo ver o que acontece no Brasil e ficar inerte.
Bem, que DEUS nos proteja e saúde a todos.
Paulo Celso
Nenhum comentário:
Postar um comentário