F100

F100
Nunca desista de um sonho.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Feliz Ano Novo.

               
                        

                Lá se vai 2011. 
                Desejo a todos um ano de 2012 abençoado. Que possamos fazer de 2012 um ano feliz e muito prospero. Que a saúde e a felicidade sejam as maiores bençãos na vida de todos. O resto a gente luta e conquista.
                Feliz 2012.

                Paulo Celso   

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um ótimo Natal a todos

                                        

                   Ola amigos, estou em Marialva no Paraná, estou de férias,alias merecidas férias.
                   Quero desejar a todos um Ótimo Natal. Que as bençãos de Deus contemplem a vida de todos nós.
                    E que venha 2012, um ano que será certamente muito agitado, creio.
                    Um forte abraço atodos.

                     Paulo Celso. 
 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

www.conomali.com.br: Recomendo.

                               

               Entrou recentemente em funcionamento  o site http://www.conomali.com.br/. Um site muito  interessante que retrata o  período inicial de colonização de nossa Região e de Fundação do nosso município. O período histórico de que trata o site  está compreendido entre 1955 e 1959 e retrata a trajetória da primeira expedição rumo à Gleba Arinos, bem como os primeiros anos da colonização.
                Para todos mas, principalmente  quem atua na Educação, professores e alunos, este site com certeza pode se constituir numa importante ferramenta de pesquisa, onde  através de um vasto acervo fotográfico, podemos nos remeter a realidade tão adversa que enfrentaram os primeiros colonizadores nesta região.
                 Quero salientar a importância deste site como documento histórico, não só para o município de Porto dos Gaúchos, mas como para todo o Vale do Arinos e para a região Norte de Mato Grosso. Neste sentido parabenizo seu idealizador, Henrique Mayer, pela preocupação em preservar este material tão rico e importante  históricamente, como também por universalizar o acesso ao mesmo por meio da Internet.
                   Novamente parabéns!

                   Paulo celso.    
                   

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Resultado da "CPI das notas frias".

                                          

                Estive no dia 07/11, segunda feira, na sessão da câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos a fim de acompanhar a apresentação do relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre as denuncias ocorridas de utilização de notas frias para apropriação indevida de recursos públicos,  por pessoas ocupantes de cargos de confiança da Gestora Municipal.
                 Acompanhei por mais de uma hora a leitura do relatório que apresentava todo o desenrolar das investigações, como também a apresentação de evidências que apontam o resultado do relatório. Ao contrário do que imaginei, poucas  pessoas estavam presentes à sessão, entre estas poucas a imprensa.
                 Parte do que foi discutido na sessão todos já puderam acompanhar tanto no Porto Noticias da TV, como no da WEB, só quero contribuir com a imprensa e dar um ênfase maior a um ou dois pontos que acredito foram tratados muito superficialmente pelos veículos de comunicação, pelo menos no primeiro momento. Primeiramente dizer que o vereador Maricone, vereador da situação, iniciou um movimento primeiro tentando adiar a votação e depois tentando mudar a redação do relatório no tocante à conclusão da possível responsabilidade, indireta, da Prefeita no ocorrido, apoiado pela vereadora Valdelice e curiosamente pelo Vereador João Cavaquiole, que mesmo sendo o relator da CPI queria mudar o texto. A tentativa de isentar a Prefeita Municipal da possível responsabilidade, indireta, que o relatório a ela atribui foi frustrada devido à resistência dos demais vereadores.
                    O segundo ponto é que o relatório atribui  a Prefeita Municipal o crime de improbidade administrativa e sugere ao Ministério Público a CASSAÇÃO da Prefeita, baseando e fundamentando este pedido em fortes evidências descritas no processo, acredito que não a colocando como autora, mas a responsabilizando por omissão e responsabilidade enquanto Gestora frente a seus subordinados detentores de cargos de confiança. Por este motivo, os vereadores da situação  rapidamente tentaram blindar nossa Gestora Municipal e retirar do texto a palavra CASSAÇÃO, mas não deu certo. O relatório foi aprovado e  encaminhado para o ministério Público Estadual com sua redação original, agora cabe à justiça continuar a investigação que já vinha fazendo.
                      Não posso terminar esta matéria sem parabenizar a câmara de vereadores , principalmente seu Presidente Vereador Ricardinho, que firmemente garantiu que a CPI não fosse maculada com a mudança do relatório e aos vereadores que com bom senso asseguraram a integralidade das informações contidas no relatório. Também ao Vereador Presidente da CPI, Hélio Rezer que brilhantemente conduziu a comissão.
                       Agora esta nas mãos da justiça, com certeza ela saberá analizar e julgar com propriedade e isenção, o que caberá a cada um dentro de sua esfera de responsabilidade de acodro ou não, com as conclusões contidas no Relatório Final da CPI.

                        Paulo Celso.  
      

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FORD KA da EDCAÇÃO?

                                

              Nestes últimos dias fui procurado por algumas pessoas, entre elas alguns professores que se mostravam realmente indignados com mais uma situação inusitada acontecida em nossa Prefeitura. Recebi dois emails também, com cópia de um empenho pago pela Secretaria Municipal de Educação e extraído do Portal do cidadão do Tribunal de Contas do Estado.
                 Confesso que fiquei muito assustado quando vi que o veiculo Ford KA, dado como primeiro prémio no último Fespeva (Festival de Pesca), havia sido pago com recursos da conta da Educação dos 25%. Como estive a frente da pasta da Educação por muitos anos, sei que isto seria um crime, caso não haja uma explicação muito convincente. Sei que o presidente do conselho do FUNDEB já procurou a Secretária de finanças para receber as devidas explicações e o que foi passado é que foram feitos depósitos nesta conta que justificam os pagamentos.
                   Não quero formar opinião a respeito desta situação, pois não tenho total conhecimento dos fatos, só quero fazer uma pequena observação, pode até ser legal depositar nesta conta e em seguida fazer as  retiradas, mas que não é correto não é . A lei do FUNDEB é muito claro em relação ao que pode e o que não pode tramitar pelos 25% da Educação. É preciso que nossos Gestores tenham um conhecimento mais profundo do que determina a legislação. Falta planejamento, deveriam ter criado no orçamento, em uma conta apropriada para este fim uma dotação que contemplasse esta ação e não ficar na improvisação como sempre, criando mais esta situação extremamente desconfortável para categoria dos profissionais da Educação.
                    Senhor Secretário de Educação é preciso conhecer melhor a legislação e ter autonomia para controlar sua pasta,  não permitindo que tais coisas aconteçam, ou então se de ao trabalho de comunicar pelo menos o Conselho do FUNDEB que tal situação iria ocorrer, evitando assim um grande transtorno com o ocorrido. Se fosse para divulgar uma festa a comunicação acredito que seria imediata.
                     Soube que parte da administração estava curiosa para saber como os professores tiveram acesso às cópias do convenio que andaram circulando pelas escolas. Novamente desinformados, fácil, basta acessarem a página do TCE Tribunal de contas do Estado, o Portal o Cidadão, qualquer cidadão pode saber onde e em que a Gestão está gastando os recursos provenientes dos nossos impostos. Portanto, que todos saibam que existem ferramentas que podem demonstrar detalhadamente os gastos da gestão e isso não é novo, desde a gestão passada já existia, novamente digo, tem que se informar melhor.
                      Sejamos coerentes, em meio a tantas denúncias de compras de notas, desvio de finalidade em convênio, que reação se poderia esperar dos professores diante da constatação de que o carro, 1º prêmio do FESPEVA, havia sido comprado com recurso da EDUCAÇÃO 25%. Mas é isto, cabe agora que as devidas explicações cheguem a todos para que tudo possa ser esclarecido. 
                        
                        Paulo Celso                   

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Por que politico não vai no SUS?

                                
               É simplesmente aterradora a situação da saúde pública em nosso País. Fico perplexo e indignado com a sequência de noticias que diariamente estão no noticiário escrachando a precariedade do sistema público da saúde. A coisa tomou uma proporção tão grande e tão comum, que muitas vezes assistimos as noticias sem nem sequer parar para refletir sobre o  tratamento desumano que passam as pessoas menos favorecidas neste país quando adoecem.
               Nunca imaginei em minha vida que poderia ver na TV em rede nacional, uma pessoa morrendo no banco traseiro de um carro por que não havia uma maca para leva-lá para dentro do hospital. Além destas, muitas outras crueldades acontecem cotidianamente sem que nossas autoridades maiores se sensibilizem e tomem realmente uma providência em relação a tudo isto. Felizmente está não é a situação dos pequenos municípios, como o nosso, mas assim que necessitamos de tratamento especializado nos grandes centros através do SUS, estaremos sujeitos às mesmas condições. 
               Quando vejo os governantes se mobilizando para organizar a copa do mundo, me sinto  envergonhado de ser Brasileiro, de saber que bilhões de reais serão gastos para organizar a copa enquanto milhares de pessoas morrem vitimas de um sistema de saúde perverso. Não sou hipócrita em achar que nosso país não mereça sediar a copa, mas acredito que em primeiro lugar vem nosso povo , nossa gente, nossos irmãos. Não faço essa crítica aos funcionários da saúde do SUS, pois entendo que estas pessoas também são vitimas da situação e como tal também sofrem suas consequências. 
                 Moramos num pais que possui uma das maiores cargas tributárias do planeta, no entanto temos os piores serviços públicos. Muitas vezes nos vemos obrigados  a pagar duas vezes pelos serviços essenciais, primeiro pagamos altos impostos, depois pagamos planos de saúde, escola particular, seguros para  a falta de segurança que é outra questão séria, e agora por ultimo, no Mato Grosso até mesmo estradas são construídas com parte do recurso vinda da iniciativa privada. Onde isso irá parar?
                O que mais me deixa indignado, é ver nossos grandes governantes responsáveis por proporcionar à nossa população um sistema de saúde competente e humanizado, quando candidatos colocam a saúde como prioridade, ficam até oito anos no governo e quando saem e ficam doentes, como é o caso do ex-presidente  LULA, da atual presidenta DILMA ou FHC, para não deixar ninguém de fora, procuram os melhores hospitais do pais, como o Albert Einstein, pois não tem coragem de usufruir do sistema de saúde que tiveram a responsabilidade  e alguns ainda tem, de tornar eficiente para nosso povo. A exemplo do que propõem o Senador Cristovam Buarque, que deseja resolver os problemas da Educação obrigando a todos os políticos através de lei a matricularem seus filhos em Escolas Públicas, talvez outra lei devesse obrigar a todos os políticos  usarem obrigatoriamente o SUS. Tenho certeza que melhorava.
                 Pobre do povo que tem como governantes quem valoriza mais um estádio do que um hospital. Triste também do povo que perdeu a capacidade de se indignar em meio a tudo isto. Um pais só poderá ser realmente desenvolvido se sua população estiver atendida em suas necessidades básicas essenciais e a saúde na minha opinião é a principal delas. Senti a necessidade de escrever está matéria pois não consigo ver o que acontece no Brasil e ficar inerte.
                  Bem, que DEUS nos proteja e saúde a todos.

     Paulo Celso            

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Porto dos Gaúchos tem Campeão de Motocross.

                      
               O piloto Icaro Ortega de Porto dos Gaúchos  confirmou seu favoritismo e venceu a final do campeonato da Regional Noroeste de Motocross, no último dia 16/10 na cidade de Juina. Com este resultado consagrou-se Campeão da Categoria Juvenil de 2011, que liderou durante todo o campeonato.
               Na corrida de domingo em Juina, Icaro largou em primeiro e mesmo sofrendo uma queda faltando poucas voltas para a fim da prova, conseguiu levantar-se e defender o primeiro lugar até a bandeirada final. Este é o primeiro titulo de Motocross para nossa cidade e como Icaro falou em sua entrevista à TV BAND de Juina, não foi fácil conseguir pois dependeu de muito esforço, treino e dedicação e aproveitou para  oferecer sua vitória à sua família.
               O piloto Icaro também  agradece a todos os parentes e amigos que durante este campeonato colaboraram para sua participação nas provas. A colaboração de todos foi muito valiosa, fica aqui o mais sincero  agradecimento.
                Outra grande promessa do Motocross de Porto dos Gaúchos, o piloto Diogo Castilho, também fez bonito no campeonato terminando em 5º lugar. Diogo a cada corrida tem demonstrado sua evolução e com certeza também trará no futuro outros titulos para nossa cidade.
                O piloto ICARO oferece seu titulo de Campeão de Motocross para todos os amigos que acreditaram nele, sua família e para toda população de Porto dos Gaúchos.
                          

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

FINAL MOTOCROSS JUINA.

                                 

                 Agora é a final, apenas uma prova separa o piloto Icaro do titulo de Campeão de Motocross da Regional Noroeste, categoria Juvenil. Vamos todos torcer pelo primeiro titulo de motocross para nossa cidade. É em Juina neste final de semana.

BELA INICIATIVA.

        
                                         


              No último dia 12/10, que não é só o dia da criança mas também o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, aconteceu em Porto dos gaúchos, o primeiro desfile de motos acompanhando a imagem de Nossa Senhora, que também é a protetora dos motoqueiros.
               Após o desfile ,foi realizada uma missa com a presença de todos os motoqueiros dentro do barracão, sentados em suas motos. Sem dúvida nenhuma uma grande ideia do Padre Mateus, não só por seu ineditismo, mas por lembrar e homenagear os motoqueiros neste dia tão importante para a Igreja Católica que é o dia 12/10, dia de nossa Senhora.
                Parabéns Padre pela iniciativa e parabéns motoqueiros pela participação. Espero que este evento se torne uma tradição em nosso município.

Paulo Celso. 

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

E a "CPI da compra de notas?"

   
                           



            Pouco comentado nos meios de comunicação local, mas amplamente discutido pela comunidade do Vale do Arinos, mais intensamente em nossa cidade, palco do ocorrido. A CPI da compra de notas corre em segredo na Câmara de Vereadores, acompanhado segundo informações, em paralelo pelo Ministério Público.
            Hora ou outra alguém faz algum comentário afirmando a gravidade das denúncias e as  novas evidências que surgem com a investigação. Fora isso, a maioria das pessoas ficam apenas no campo da especulação, desejando realmente saber de fato a verdade sobre o que realmente ocorreu. Eu particularmente estou muito ansioso pela apuração dos fatos. Um amigo comentou neste Blog o que eu acho que vai dar a CPI , eu prefiro acreditar que os vereadores que compõem a comissão serão coerentes com o desejo de justiça da população e irão buscar a verdade, mesmo porque, sabem que esta investigação é acompanhada pelo Ministério Público, e acredito sinceramente que não serão coniventes com a ilegalidade se as provas assim demonstrarem. 
              Espero realmente que não se reproduza em nosso município o que acontece na esfera Federal, onde graves denúncias após aparentes investigações terminam em nada, ou em pizza como queiram. Confio muito no Ministério Público que esta acompanhando os fatos. Só agora pude entender o que  se quis  dizer com o eslogam : "construindo uma nova história". É por que a história que agora se contrói  é bem diferente da história da gestão anterior.
               Pois é nem só de feira da lua, fespeva, expoporto e festas vive o municipio, é preciso focar numa administração mais séria que cultue menos o ego e se comprometa com a gestão séria , comprometida e de resultados para nossa população. Na verdade ninguém esperava muito desta administração, mas também é verdade  que não se esperava tão pouco e nem acusações desta natureza. Tomara que ao final de tudo prevaleça a verdade  e que a população tome consiência do acontecido. 
                                                                         Paulo Celso.      

terça-feira, 27 de setembro de 2011

VOLTEI!

                                     

                Olá amigos, peço desculpas pela minha falta de postagens neste último mês. Estive participando de eventos fora do município que me dificultaram estar escrevendo. Mas agora com tudo voltando ao normal, pretendo retomar minhas atividades neste blog.
                 Nossa cidade fervilha em acontecimentos políticos, infelizmente não muito positivos. Também um grande evento esportivo foi realizado o 11º FESPEVA, evento que mereceu toda a atenção da administração, diferente de outros esportes em nossa cidade. Estes e outros assuntos serão posteriormente tema para novas matérias.
                  Como já deixei claro para todo mundo, esta ferramenta (Blog) é a maneira de expressar minha opinião de forma independente, portanto não pretendo abrir mão deste instrumento tão cedo. Até a próxima matéria , um abraço a todos. 

                                                 Paul Celso. 

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Difícil Tarefa de Administrar

         

             Senhoras e Senhores, realmente as coisas andam quentes em Porto dos Gaúchos. Além da CPI da câmara de vereadores para apurar denúncias de compra de notas, que já causou um grande alvoroço, agora o alerta de greve dos Profissionais da Educação causa uma verdadeira erupção de opiniões, defesas e ataques .
                Confesso que pretendo não dar muito palpite para não acharem que tenho alguma participação no movimento de reivindicações dos Profissionais da Educação, embora que já tenha alguns partidários da administração tentando colar este argumento. Só quero lamentar o fato de que este ponto de vista é mais uma depreciação que fazem aos profissionais da educação de Porto. Afirmar que seu movimento é apenas politicagem é o mesmo que afirmar que diferentemente do restante da categoria, que em todo o pais  também realizam suas campanhas salariais, que os profissionais  daqui não teriam a condição de se mobilizar independentemente de questões politicas, mas sim profissionais.
                  Como cidadão lamento a tentativa de colocar a opinião pública contra os profissionais, tentando distorcer o conteúdo da reivindicação, que não pedem em momento algum que o atendimento à população pela prefeitura seja extinto, mas que seja feito por outra secretaria, o que nada mais é que o cumprimento da lei, somente. Lembro também que o oficio resposta da administração à categoria, nada mais é que uma confissão de culpa no descumprimento da legislação, sugiro que os senhores vereadores o leiam com atenção.
                   Quero só mandar um recado para as pessoas que estupida e anonimamente, fazem seus comentários com relação à administração passada: 1º Meus comentários e minhas opiniões eu assino, porque você não faz o mesmo? 2º Com três anos de mandato, ficar se justificando na administração anterior é uma tremenda falta de argumento e de competência. 3º Só para deixar claro, nós que fizemos parte da gestão passada temos consciência que também erramos algumas vezes, não queremos pousar de perfeitos, só que temos humildade suficiente para assumir. 4º Mudem o argumento, não cola mais desviar o foco de seus erros atribuindo-os à questão politica ou, remetendo-os a uma comparação com administrações passadas.
                     Por ùltimo, gostaria de comentar as duas ultimas pesquisas do site Porto noticias que mostram a opinião dos internautas com relação à CPI do desvio de recursos através de notas frias e a aprovação popular a respeito do movimento dos Profissionais da rede Municipal e Ensino. Quanto à realização da CPI aproximadamente 70% da população que respondeu a pesquisa se mostrou a favor da CPI, portanto senhores Vereadores parabéns, a população está com os senhores. Mas cuidado na condução e na conclusão dos trabalhos desta CPI para que realmente a justiça seja feita. Quanto ao movimento dos profissionais da Educação mais de 60% são favoráveis ao seu movimento e demonstram entender suas reivindicações e apoiar a categoria.
                      É ou não é um momento bastante dinâmico no nosso município. Como cidadão espero que tudo se resolva da melhor forma possível. Que um bom entendimento para ambas as partes aconteça e que a greve não seja necessária. Que a CPI seja eficiente e apure a verdade . Mas também desejo que esta administração entenda que já é hora de se assumirem gestores e deixar de transferir responsabilidades para quem já não faz parte da administração a mais de três anos.
                      A bola é dos Senhores e Senhoras gestor@s, cabe a vocês chutá-la, não à quem não está mais no jogo. Como sempre digo: Falar é fácil, até papagaio fala, mas na hora de fazer é que são separados os homes dos meninos de recado . Que isso sirva de lição para muitas pessoas que estão hoje na gestão e que no passado eram os maiores criticos. Tinha uma pessoa no passado que falava assim  "dinheiro tem, não pagam igual ao Estado por que não querem". Quem é da Educação lembra.


Paulo Celso.       
                 

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rssultado Corrida Sapezal MT ( semi final)

                        
 
                 Aconteceu no último final de semana na cidade de Sapezal a 7º etapa do Campeonato Regional de Motocross Regional Noroeste, etapa semi final. As margens da prainha municipal em meio a um belo parque florestal, fica uma das melhores pistas de motocross deste Estado. Devido a proximidade com o Estado de Rondônia um grande número de pilotos deste estado participam da prova.
                 Mas uma vês a cidade de Porto dos Gaúchos foi orgulhosamente representada pelo piloto da categoria juvenil, ICARO ORTEGA. O jovem piloto Icaro fez uma boa largada assumindo a primeira posição que manteve até o final da corrida, terminando como primeiro colocado, somando mais 20 pontos na classificação geral da categoria.
                  Icaro é o primeiro colocado na classificação do campeonato e com mais esta vitória , amplia sua vantagem ficando 14 pontos a frente do segundo colocado. Com esta pontuação o piloto poderá chegar até na 5º posição na corrida de Juina em 16/10, final do campeonato, que ainda será o campeão da categoria.
                  Estes resultados são o fruto de muito treino e dedicação, pois como todos sabem, o piloto não possui sequer uma pista para treinos em sua cidade, apenas um traçado em um terreno cedido por um amigo. Com todo este resultado positivo continua tendo que treinar nas cidades vizinhas, em pistas apropriadas.  
                  Parabéns ICARO ORTEGA, vamos buscar o primeiro titulo de motocross para cidade de Porto dos Gaúchos.
                   
                   Paulo Celso.

                                                                                                           

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

GREVE??????????????????????????????

                

               Puxando pela memória, alguns meses atrás o site Porto Noticias enaltecia uma reunião da Secretaria Municipal de Educação com os Profissionais e o Sindicato (SINTEP), como um marco histórico educacional em nosso município. Eu neste humilde blogsinho, despretenciosamente, avisava os narcisistas de plantão para possibilidade do "MARCO" transformar-se em um "MICO". Infelizmente para todos isso aconteceu.
               A discussão que se iniciou naquela reunião, apenas motivou os profissionais a se mobilizarem buscando um diálogo com a secretaria objetivando um aumento salarial. Segundo alguns profissionais, particularmente professores, após várias tentativas na busca de uma proposta da SMECD (Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto), onde os prazos para as respostas não foram respeitados, os profissionais resolveram forçar o diálogo acenando com a possilidade de uma greve.
                Lamentável, pois segundo os professores, o agravante na situação não é só  a defasagem salarial, mas também a falta de atenção que a categoria alega estar recebendo. Creio particularmente que este é um erro grave, pois só agrava ainda mais a questão. Uma coisa é certa, da forma como a folha da educação inchou nestes últimos anos, a maneira como o transporte escolar está acontecendo, contrariando a legislação, pouco investimento no setor  e mais uma série de outros problemas, eu particularmente creio estar difícil dar aumento significativo sem primeiro corrigir muitas coisas.
                 Quando falo sobre aumentar o investimento quero tornar mais claro através de um exemplo. Tudo é uma questão de se eleger o que é prioridade, por exemplo: a educação tem um mínimo de aplicação que é constitucionalmente determinado, 25% da receita, no ano de 2010 o município de Porto aplicou 26%, ou seja, menos de 27%. Se deixarmos de considerar gastos indevidos, corre-se o risco de não chegar ao mínimo. Já a saúde que tem vinculado 15% da receita, aplicou mais de 34%, ou seja, mais que o dobro. É ou não é uma questão de se eleger prioridade, não que a saúde não seja prioridade, a questão é que a educação também é. Vocês podem perguntar será que isto se deu devido a secretária de saúde ser filha da prefeita? Não sei.
                Pois bem, esta é a situação, os professores querem uma resposta e isso tem que vir de quem tem a responsabilidade sobre o assunto. Já vou avisar, nessa altura do campeonato as comparações com a administração passada não colam mais e nem fica bem para quem se coloca como gestor. Além de que, a administração passada nunca precisou passar por tal situação. 
                 A grande conclusão que tiro de tudo isto, como mais uma lição que a vida dá , é que administrar é bem mais difícil do que teorizar. Somente quando as pessoas assumem uma posição é que podemos realmente mensurar sua capacidade. Verdadeiramente espero que esta greve não aconteça, desejo que o diálogo seja reestabelecido e que uma proposta realmente coerente possa surgir para que em consenso   a situação possa ser resolvida.
                  É certo que os profissionais desejam receber um aumento salarial, mas também desejam ser ouvidos e receber mais atenção por parte de seus seus gestores. 

                                                                               Paulo Celso. 

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

27 e 28 Corrida em Sapezal( Semi final)

            

               Acontecerá nos dias 27 e 28 de Agosto na cidade de Sapezal a 7º etapa do campeonato regional noroeste de Motocross. Agora apenas 2 duas provas separam o piloto Icaro de Porto dos Gaúchos do titulo de campeão da categoria juvenil de Motocross.
               Icaro é o lider da categoria, um bom resultado em Sapezal abrirá uma boa vantagem na pontuação colocando-o como favorito para conquista do titulo em outubro na cidade de Juina. 
               Vamos todos torcer. Desde já agradecemos aos amigos que tem contribuído como patrocinadores, sem estas pessoas seria muito difícil ter chegado até aqui, muito obrigado a todos.

Paulo Celso.

domingo, 21 de agosto de 2011

www.cpidacorrupcao.blogspot.com

                Parlamentares de oposição fazem ato em defesa da CPI da Corrupção (Foto: G1)
               Nunca antes na história desta Nação se viu tantas noticias de corrupção como nos últimos anos. Praticamente a cada semana nos deparamos com uma nova denuncia envolvendo algum Ministério ou algum politico.
                Em face a todas estas denuncias os parlamentares de oposição lançaram em audiência pública, um movimento para buscar apoio para instalação no Congresso de uma CPI mista da corrupção. Para que a CPI seja instalada é necessário a assinatura de 171 Deputados e 27 Senadores. Atualmente a CPI conta com a assinatura de 92 Deputados e 19 Senadores. Para acompanhar a adesão ao movimento foi criado um site, http://www.cpidacorrupcao.blogspot.com/, nele poderemos acompanhar quem são os parlamentares que se propõem a passar a limpo a politica em nosso País.
                Será que os parlamentares de Mato Grosso assinarão? 
                Ao meu ver, todos políticos deveriam mostrar interesse em colocar as claras e buscar pelo menos minimizar esta mazela, este câncer social que é a corrupção. Acredito também que o próprio Governo Dilma deveria mostrar interesse em ver seu governo passado a limpo.
                Vamos contar com o bom senso e independência de nossos parlamentares para fazer com justiça um pente fino na administração deste País.

                                                                                    Paulo Celso
                 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Participação Social.

                                             
            Aconteceu ontem, 16/08, em Porto dos Gaúchos, a CONAPEE (Conferência para Avaliação do Plano Estadual de Educação). A conferência reuniu Profissionais da Educação das redes Municipal , Estadual, Privada e representantes da sociedade afim de avaliar o PEE (Plano Estadual de Educação) nos seus três primeiros anos de execução.
            Bem o que me leva a falar sobre o evento não esta restrito exclusivamente a sua realização, mas me volto mais profundamente para um questionamento bem simples, o quanto a sociedade esta realmente envolvida e preocupada em discutir  as questões que a envolve diretamente?
            Não é raro assistirmos nos noticiários internacionais, manifestações de jovens ou da sociedade em geral, quando decisões politicas contrarias aos anseios populares são tomadas, manifestações que muitas vezes terminam em atos de verdadeiras revoltas populares, ganhando projeção internacional pela intensidade e até pelos confrontos gerados.
            Ao contrário para nós brasileiros, em sua maioria,  o que predomia é um aparente  sentimento conformista que nos permite no máximo, a indignação silenciosa que em nada pode contribuir na superação das mazelas sociais. Um evento como este da Conapee, demonstra numa escala mais restrita a reprodução do que ocorre na sociedade, ou seja, embora o assunto seja da maior relevância, as pessoas não se envolvem ou não se sentem preparadas para  discutir assuntos que futuramente irão afetar de forma direta suas famílias e seus filhos.
             A bem da verdade a própria categoria dos profissionais da Educação, representados por uma minoria, também não demonstra compromisso, uma vez que nem sequer participam de tais eventos. Nesta situação fica até incoerente que cobremos do restante da sociedade o compromisso com a educação.
             Em 2008, estive participando da delegação de Mato Grosso na CONAE Nacional, onde tive a oportunidade de presenciar a organização dos grupos em defesa de seu seguimento na votação das propostas que se tornariam leis. Quero citar como exemplo uma advogada deficiente visual de Londrina PR que defendia o interesse dos portadores de necessidades especiais, ou da mãe de uma criança portadora de Síndrome de Dahl, que também defendia os mesmos interesses, os negros, as instituições privadas, todos lutando por conquistas para seu seguimento.
              Falta muito para caminhar, se este pais após o período de ditadura vem conquistando  avanços, com certeza isso se dá devido á capacidade de organização e de reeinvidicação, aproveitando os espaços políticos que nos são dados para realizarmos nossas pequenas conquistas.
              Não nos esqueçamos que cada geração é diretamente responsável pelas condições a serem geradas para as seguintes, portanto é urgente que nos apresentemos como sujeitos da construção de um mundo melhor para nossos filhos.   

                                                                                     Paulo Celso.     

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Latino Americano de Motocross.

                                   
              Fiquei feliz em saber que um piloto de Mato Grosso, Cezar Zamboni de Juina, foi 4º colocado na cidade de Pimenta Bueno no Estado de  Rondônia, na etapa do Latino Americano de Motocross MX2.
              Cezar Zamboni piloto Juinense, corre patrocinado pela prefeitura de Juina e Master Moto Honda. Muito conhecido na região, Cezar é hoje um dos grandes nomes do motociclismo nacional e a exemplo de outro grande nome do motociclismo de nosso Estado, JOANINHA, também leva o nome de sua cidade Juina, por todo o Brasil.
                Certamente este resultado é fruto de muita dedicação do piloto de sua família e equipe, também da visão dos patrocinadores que souberam enxergar o grande talento do piloto Juinense
                 Parabéns Cezar, tenho certeza que muitas outras conquistas ainda virão.
                 Sucesso.  

                                                                                                                       Paulo Celso
              

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

DA PARA ENTENDER?

                     



               Quando do início da atual  administração, procurei tanto o secretário de Educação da época quanto o Vice Prefeito, na busca de conseguir um terreno e a construção de uma pista de motocross em nossa cidade. Em conversação com os mesmos, em momentos diferentes, sugeri o espaço pertencente ao antigo CTC, hoje um espaço destinado para lotes industriais,  para construção da pista.
                O argumento da época, que eu entendi e respeitei pela coerência que tinha, era de que ali se construiria um frigorífico de peixes e o restante se destinaria para doação para implantação de industrias. Mas como ultimamente esta administração nos tem surpreendido de diversas formas, fiquei muito desapontado ao constatar que o espaço para as industrias e o frigorífico de peixes se tornou um grande depósito de entulhos
                 Pois é o mesmo espaço que não pode ser cedido para construção de uma pista para prática de um esporte, pode ser simplesmente transformado num grande deposito de detritos e entulhos. Na minha particular opinião, creio sinceramente que não ceder o referido espaço, usando de argumentos tão relevantes e em seguida transforma-lo em um grande depósito de entulhos, demonstra um total desrespeito  todos que nesta cidade são adeptos ou simpatizantes deste esporte.
                  Nossa cidade tem promovido ações em prol da conservação do meio ambiente , caminhada na natureza, dia da consciência ambiental e outras. Pergunto agora onde esta a consciência ambiental? Agora só resta à vizinhança do mais novo lixão da cidade contar com a sorte, torcendo para que o primeiro lixão da cidade em perímetro urbano não pegue fogo, com tanto entulho ali depositado seria feio de ver.
                   Entendo que não atender um pedido que aparentemente era meu, mas que na verdade representa o desejo de um nº bem maior de pessoas, que era a construção da pista, pode também se justificar como uma retaliação politica, pois como todos sabem não pertenço ao grupo politico da atual administração. Quanto a isto tudo bem, agora o que não dá para aceitar é a falta de visão de transformar aquele espaço que poderia ser utilizado de tantas outras formas em um depósito de entulho, isso realmente é descabido.
                    Fica aqui minha indignação registrada e minha opinião em relação a´total falta de respeito que tem esta administração demonstrado muitas vezes no trato com o bem público. Atitudes como esta caracterizam administrações retrogradas, centralizadoras e desfocadas em relação aos interesses dos diferentes segmentos da sociedade. 
                    Enquanto isso acontece, nosso povo continua colhendo os frutos de uma escolha equivocada que a praticamente 3 anos nos colocou numa rota de colisão direta com a estagnação e em alguns momentos de retrocesso na história de nosso município.

                                                                                         Paulo Celso.   


                           


                                      

quinta-feira, 28 de julho de 2011

INVERSÃO

                  Esta ilustração serve para nos fazer refletir sobre a inversão de responsabilidades que existe hoje na Educação e nos remete para uma discussão que é  a atual desvalorização do magistério. Claro que não se pode generalizar, mas tenho certeza que muitas pessoas que atuam na Educação, se viram muitas vezes  nesta situação.
                  Se você colega de profissão, leitor deste blog, se sentiu identificada na figura da professora do 2º quadro, não desanime, pois são os ossos do nosso ofício.
                   O quadro acima satiriza apenas uma das facetas do que podemos chamar de uma desvalorização que historicamente vem se construindo sobre os profissionais da Educação.                
                   Acredito sinceramente que a sociedade como um todo já percebeu a necessidade da valorização e do resgate destes profissionais e da própria Educação.  A ela se vincula o interesse nacional pelo desenvolvimento, que só uma boa Educação pode assegurar. Cabe a todos nós o papel de defender e promover esta ideia para toda sociedade.
                   Este tema é muito complexo, para discuti-lo nos seus diferentes aspectos, seria necessário muitas matérias. Apenas quis socializar a figura e provocar as possíveis reflexões sobre esta questão que não pode deixar de ser discutida.  
                   Portanto colegas, não vamos desanimar, dias melhores ainda virão.

                                                                                       Paulo Celso.
                     
                  
                     

quarta-feira, 27 de julho de 2011

1º CAMINHADA NA NATUREZA DE PORTO DOS GAÚCHOS

                                
               Existem ações que realmente merecem reconhecimento. A primeira caminhada na natureza em Porto é uma delas. Um evento simples, mas com muita qualidade, com condições e organização para reunir um nº significativo de pessoas, numa manhã muito agradável.
                Eventos desta natureza com certeza, proporcionam à população uma opção saudável de lazer e interação com a comunidade e a natureza, sem onerar muito os cofres públicos mas com muita aceitação da população. Um dos pontos fortes do evento, foi o  café colonial da professora Ingrid, que segundo os participantes estava espetacular.
                 Já manifestei em matéria anterior, que a soma de pequenas ações com qualidade e que atendam a diferentes gostos de nossa população é que pode resultar num ganho real de qualidade de vida para nosso povo.  Infelizmente não pude estar presente nesta caminhada, pois estava fora da cidade neste final de semana, apenas pude acompanhar pelas notícias, mas na próxima estarei lá.  
                 Parabéns a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Mário e sua equipe, pelo belo trabalho realizado.

                                                                          Paulo Celso

terça-feira, 26 de julho de 2011

TV PORTO CANAL 13

              
                                     
                Muito legal, hoje pude assistir no aconchego de meu lar, o noticiário local da TV PORTO canal 13, emissora que transmite a programação da Rede Record de televisão. Confesso que não imaginava que poderíamos ter tão cedo um canal de TV em nossa cidade. Sinal de progresso? Não sei. Sei apenas que fiquei muito satisfeito em ver nossa cidade no noticiário local.
                Desejo verdadeiramente muito sucesso ao grupo que empreendeu este projeto. Espero que este canal de televisão prospere junto com nossa cidade e com nosso povo, tornando-se de forma independente e democrática, um veiculo de comunicação à serviço da sociedade de Porto dos Gaúchos.
                 Assim sendo, bem vinda TV PORTO CANAL 13.

                                                                                     Paulo Celso.
                  
                  

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Queimada Urbana, não da para aceitar.

                                  

               Todo morador da região Norte de Mato Grosso, percebe nitidamente durante o ano duas estações distintas no clima da região, um período chuvoso denominado popularmente de "tempo das águas" e outro muito seco, como agora, denominado de "tempo da seca".
                Para mim particularmente, o período "da seca" , me incomoda. A falta de umidade no ar, a poeira, que mesmo dentro de nossa cidade é muito forte, a aparência da vegetação esturricada pelo calor, além é claro, das inevitáveis doenças respiratórias associadas a este período, dão a esta etapa do ano caracteristicas em minha opinião, desagradáveis.
                 Não bastando as caracteristicas próprias da estação, existem alguns  comportamentos que pioram nosso clima neste período. Infelizmente ainda hoje, apesar  dos órgãos competentes realizarem suas campanhas de concientização e de punições previstas para tais ações, ainda existem pessoas que praticam a queima de lixo e folhas nos quintais ou em frente as casas, tornando insuportável respirar a fumaça produzida.
                 Sei que esta prática diminuiu muito, mas infelizmente ainda existe, deixando  nossas tardes menos agradáveis para os passeios e caminhadas e nossas noites de descanso prejudicadas. Vamos esperar que o bom censo possa prevalecer e que no futuro este ato de queimar folhas e lixo deixe de acontecer.
                Assim como eu, muitos repudiam  esta prática. Vamos combater esta situação. Vivemos em comunidade e como tal certas regras de convivência devem ser respeitadas afim de assegurar o bem estar de todos.  Vamos todos colaborar!
                     
                                                                   Paulo Celso